Reciclagem

    Promover a RECICLAGEM e dar vida nova a materiais plásticos que acabariam em lixões ou aterros sanitários não é apenas uma atitude ecologicamente correta, é uma atitude de visão.

A RECICLAGEM DE MATERIAIS DESCARTADOS compreende basicamente as seguintes etapas:

Coleta e Separação: Triagem por tipos de materiais (papel, metal, plásticos, madeiras, etc).

Revalorização: Etapa na qual os materiais separados são preparados para serem transformados em novos produtos.

Transformação: Processamento dos materiais para geração de novos produtos a partir do produto revalorizado.

Para garantir a sustentação econômica da reciclagem, deve-se levar em consideração:

  • O custo da separação, coleta, transporte, armazenamento e preparação do resíduo antes do processamento
  • A quantidade de material disponível e condições de limpeza
  • A proximidade da fonte geradora ao local onde o material será reciclado
  • O custo do processamento do produto
  • As características e aplicações do produto resultante
  • A demanda do mercado para o material reciclado

Símbolos da Reciclagem: Por meio do Pictograma da Reciclagem, o consumidor pode identificar que a embalagem é reciclável e que deve ser descartada de forma seletiva, para facilitar o seu encaminhamento à indústria recicladora.

A RECICLAGEM MECÂNICA consiste na conversão dos descartes plásticos pós-industriais ou pós-consumo em grânulos que podem ser reutilizados na produção de outros produtos.

Essa reciclagem possibilita a obtenção de produtos compostos por um único tipo de plástico ou produtos a partir de misturas de diferentes plásticos em determinadas proporções.

São as seguintes as etapas básicas desta forma de reciclagem:

  • Sistema de coleta dos descartes: coleta seletiva, coleta municipal, catadores
  • Separação e triagem dos diferentes tipos de plásticos: em uma esteira são separados os diferentes tipos de plásticos, de acordo com a identificação ou com o aspecto visual. Nesta etapa são separados também rótulos de materiais diferentes, tampas de garrafas e produtos compostos por mais de um tipo de plástico, embalagens metalizadas, grampos, etc. Por ser uma etapa geralmente manual, a eficiência depende diretamente da prática das pessoas que executam esta tarefa. Outro fator determinante da qualidade é a fonte do material a ser separado, sendo que aquele oriundo da coleta seletiva é mais limpo em relação ao material proveniente dos lixões ou aterros.
  • Moagem: Após separados, os diferentes tipos de plásticos são moídos e fragmentados em pequenas partes.
  • Lavagem: Triturado, o plástico passa por uma etapa de lavagem com água para a retirada dos contaminantes. É necessário que a água de lavagem receba um tratamento para a sua reutilização ou emissão como efluente.
  • Aglutinação: Além de completar a secagem, o material é compactado, reduzindo-se assim o volume que será enviado à extrusora. O atrito dos fragmentos contra a parede do equipamento rotativo provoca elevação da temperatura, levando à formação de uma massa plástica. O aglutinador também é utilizado para incorporação de aditivos - como cargas, pigmentos e lubrificantes.
  • Extrusão: A extrusora funde e torna a massa plástica homogênea. Na saída da extrusora, encontra-se o cabeçote, do qual sai um "espaguete" contínuo, que é resfriado com água. Em seguida, o "espaguete" é picotado em um granulador e transformado em pellet (grãos plásticos), que são encaminhados para serem transformados em novos produtos.

A Lineform apoia e fortalece a reciclagem.

**fonte: http://www.plastivida.org.br/index.php/conhecimento/19-reciclagem?lang=pt

Assita ao video